A linguagem Matemática e Materna
A linguagem matemática e a materna, constituem
os fundamentais sistemas de representação em que é necessário interpretar a
realidade. O processo de alfabetização é letramento requer o desenvolvimento da
leitura e da escrita, onde o letramento é amplo e o sujeito vivência esses
momentos antes de saber decodifica o alfabeto e na alfabetização é o domínio do código, fazendo as combinações das letras. Na matemática não tem distinção entre numeramento
e alfabetização matemática.
A alfabetização
matemática envolve a perspectiva do letramento. A criança primeira desenvolve a
quantificação segundo os estágios de desenvolvimento de Piaget, assim obtendo a
compreensão do campo numérico, para que isso aconteça necessita da criança ter convivência
e aprender os conteúdos como a manipular, contar, ordenar em sequência, fazer movimentos
coordenados, desenvolver a memória, resolver operações matemáticas e consequentemente
desenvolvendo a conservação relacionada à quantidade que ela conta com os
objetos que representa essa quantidade.
Em
virtude dos estudos realizados sobre a Metodologia da Matemática, através de
artigos e vídeos no limiar do raciocínio, Matemática e Língua Materna
apresentam-se associadas e interdependentes, que proporciona o conhecimento,
sendo essencial para cada um de nós.
Referências:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Coura.pdf.
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